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Novo Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional é aprovado pelo CONSEPE/ UFPA

  • Publicado: Terça, 13 de Junho de 2023, 13h54

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi aprovado pela RESOLUÇÃO N. 5.640, DE 24 DE MAIO DE 2023, retroagindo seus efeitos legais a 04.05.2023, data de aprovação do Ad Referendum.

O PPC do curso traz os princípios pedagógicos, metodológicos, filosóficos que regem o curso, bem como evidenciam o objetivo do curso, o perfil do egresso e competências esperadas e a forma de organização por meio da estrutura e matriz curricular. O PPC atual foi aprovado em 2009 e está vigente desde a implantação do curso. Este PPC foi elaborado por comissão específica composta por docentes da UFPA e representantes do Conselho Federal e Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. À época, nenhum dos atuais docentes efetivos do curso faziam parte do quadro de servidores da Universidade e/ ou participaram da construção do PPC, apenas da sua implementação.

O novo PPC é resultado de reformulação iniciada pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso, em 2016, e a demora para a sua conclusão decorre do extenso e democrático trabalho coletivo que constituiu o processo de implantação do Curso e da formação e qualificação do seu corpo docente. A presente proposta foi desenvolvida e concluída por Comissão especificamente designada pelo Conselho da FFTO, composta por representantes da Comunidade Acadêmica do Curso (Portaria FFTO nº 16/2022).

Os principais objetivos desta reformulação estão centrados na atualização curricular, no alinhamento da formação focada no objeto profissional e, consequentemente, na reformulação do perfil do egresso, na qualificação das competências gerais e específicas desenvolvidas, no aprofundamento e na qualificação das metodologias de ensino-aprendizagem, especialmente a valorização das metodologias ativas e também na ampliação do impacto do perfil profissional almejado para lidar com as problemáticas, demandas e potencialidades focalizadas no âmbito institucional e na realidade brasileira, especialmente na região Amazônica.

A reformulação do PPC de Terapia Ocupacional da UFPA surge a partir da experiência durante os dez anos de implementação do Curso, com o surgimento de demandas, nele não contempladas, como a repetição de conteúdos em Módulos distintos, atualização curricular conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Terapia Ocupacional, Política Nacional de Extensão Universitária e a Política de Flexibilização Curricular, demarcando a diversidade da Terapia Ocupacional para além do campo da Saúde e abrange, por exemplo, o campo social, educacional e cultural, o esporte, o lazer e a justiça; além de adaptações pautadas na regionalidade amazônica e internacionalização do conhecimento.

A adaptação do PPC também tem por interesse explicitar o envolvimento metodológico do curso de Terapia Ocupacional em uma formação acadêmica com base nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, o que não estava explicitamente previsto no Projeto anterior. Assim, firma-se o compromisso com a formação de Terapeutas Ocupacionais pautada na autonomia, resolutividade, postura crítico-reflexiva do discente para com as demandas e os contextos que encontrará nas experiências profissionais, dando sustentação para a construção de um perfil profissional apto a buscar soluções e melhorias para temas que refletem na vida e nas ocupações da população Amazônica, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão.

A reestruturação do PPC também pauta-se na fundamentação teórica ancorada em uma perspectiva ocupacional do ser humano e adota um currículo centrado nas OCUPAÇÕES, modificando substancialmente e estruturalmente o desenho curricular anterior. Os Eixos que sustentam o desenho curricular refletirão tal concepção na busca por uma formação acadêmica generalista e que subsidie o discente a compreender e refletir a diversidade de possibilidades que envolvem a experiência humana ao engajar-se em ocupações, considerando as especificidades e os modos de vida da população da região Amazônica no Estado do Pará, circunstâncias que integradas refletem nas ocupações cotidianas.

As reuniões para tratar do PPC, foram encaminhadas pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e retomadas em março de 2021 (após paralisação em decorrência da Pandemia da COVID-19). Foram realizadas 21 reuniões com diferentes agentes: docentes efetivos e temporários, egressos do curso, técnicos e alunos, bem como foram realizados encontros remotos de compartilhamento com a Prof. Dra Marilia Bregalda (UFPB) e Prof. Dr Daniel Marinho Cezar da Cruz (Leeds Beckett University/ Inglaterra) tratando de temáticas relacionadas ao currículo baseado em competências e o currículo centrado em ocupações, respectivamente.

O novo PPC será implantado com os alunos ingressantes no Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional a partir do ano de 2024. Alunos veteranos poderão migrar para este novo currículo mediante adesão individual e oferta pela subunidade acadêmica.

            O quadro 1 apresenta as principais diferenças entre o PPC de 2009 e o PPC 2023.

QUADRO COMPARATIVO DAS MUDANÇAS NO PPC

PPC 2009

PPC 2023

4050h – 5 anos (10 p.)

3765h – 5 anos (10 p.)

DCN 2002

DCN 2002

DCN 2019 (Parecer CNS 2020)

Centrado na saúde

Centrado na saúde, campo social, educação, cultura, esporte e lazer

Organizado em ciclo de vida e prática profissional 

Organizado em: campo de atuação profissional, ciclo de vida e prática profissional 

Perspectiva filosófica indefinida

Currículo Centrado em Ocupações 

Enfocado na realidade da Amazônia

Perspectiva pedagógica 

·         Pedagogia centrada nas competências 

·         Integração curricular 

·         Uso de metodologias ativas 

Perspectiva pedagógica 

·         Pedagogia centrada nas competências 

·         Integração curricular 

·         Uso de metodologias ativas 

  • Flexibilização curricular

Atividade Complementar  240H 

Núcleo Optativo Obrigatório- 60h 

Atividade Complementar 50H

Flexibilidade Curricular- 250h

Metodologia da pesquisa (MP) retirada da CH do módulo 

Componente: Ciência e Pesquisa em Terapia Ocupacional 

Trabalho de Conclusão de Curso

I, II e III -150H

Estágio Curricular I, II e III – 870H

Trabalho de Conclusão de Curso – 60H

Estágio Curricular I e II - 750H

Atividade Prática Aplicada (APA): 225H

Laboratório de Habilidades Profissionais -LAHPRO- 180H

Seminário de Integração em Saúde- 105H

Atividade Prática Aplicada (APA): 480H

Laboratório de Habilidades Profissionais -LAHPRO- 240H

Projeto Integrador- 120H (Substituiu o Seminário de Integração em Saúde)

Inovações do PPC 2023

Componentes Curriculares 

·         Vida acadêmica e profissional (120h) 

·         Ciência e Pesquisa em Terapia Ocupacional (270h) 

  • PPC pensado para a realidade Amazônica
  • PPC é centrado em Ocupações 
  • PPC estruturado para a Pesquisa centrada em Terapia Ocupacional

                                                Fonte: Núcleo Docente Estruturante do Curso de Terapia Ocupacional UFPA, 2023.

            O novo PPC entrará em vigor em 2024 e uma comissão de implantação foi criada.

 Para mais informações acesse:

- RESOLUÇÃO CONSEPE N. 5.640, DE 24 DE MAIO DE 2023 - Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional, de interesse do Instituto de Ciências da Saúde (ICS);

- Anexos do PPC 

- Registros do processo de trabalho de elaboração do novo PPC.

 

 

COMISSÃO DE REESTRUTURAÇÃO DO PPC DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL 

 

DOCENTES EFETIVOS

PROF.ª DR.ª CIBELE BRAGA FERREIRA NASCIMENTO

PROF. DR. EDILSON COELHO SAMPAIO

PROF.ª DR.ª GLENDA MIRANDA DA PAIXÃO

PROF.ª DR.ª KATIA MAKI OMURA

PROF.ª DR.ª MANUELA LIMA CARVALHO DA ROCHA

PROF. DR. MARCELO MARQUES CARDOSO

PROF.ª DR.ª MARIANE SARMENTO DA SILVA GUIMARÃES

PROF. DR. OTAVIO AUGUSTO DE ARAUJO COSTA FOLHA

PROFª. DRª ROSEMAR SILVA LUZ RAMOS

PROF. DR. VICTOR AUGUSTO CAVALEIRO CORRÊA

PROF.ª Msc.ª ADRIENE DAMASCENO SEABRA (2016- 2019)

PROF.ª Msc.ª ADRINE CARVALHO DOS SANTOS VIEIRA (2016-2019)

PROF.ª Msc.ª LAIANA SOEIRO FERREIRA (2016- 2020)

PROF.ª Msc.ª LUISA SOUSA MONTEIRO OLIVEIRA (2016-2018)

 

COLABORADORES

2021-2022

ALINE DA CRUZ CAVALCANTE DE PINHO

CAMILA DE NAZARE ALENCAR

FABIOLA DE SOUZA ABRAHÃO

JEICE SOBRINHO CARDOSO

KELLY VALE PINHEIRO

SALLY CAROL VIANA DA SILVA

SOLANGE REZENDE RABELO DE LIMA

SUELLEM CARLA NUNES NOBRE

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