Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional completa 10 anos de existência na UFPA

• Publicado: Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 11h29
imagem sem descrição.

A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (FFTO/ICS/UFPA) comemorou 10 anos de sua criação no último dia 16 de dezembro. Desde sua fundação, a Faculdade já graduou 154 bacharéis em Fisioterapia e 129 bacharéis em Terapia Ocupacional. Atualmente, a subunidade conta 187 discentes ativos do curso de Fisioterapia e 190 de Terapia Ocupacional.

A criação dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foi motivada por demanda da comunidade acadêmica do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e sua criação foi possível a partir da adesão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Os dois cursos nasceram com suas propostas baseadas nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no planejamento e trabalho coletivo e na formação dos discentes a partir de Práticas Baseadas em Evidências.

O Curso de Fisioterapia recebeu seus primeiros calouros em 2010 e o curso de Terapia Ocupacional em 2011. A elaboração dos Projetos Pedagógicos dos cursos contou com a atuação do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12ª região (CREFITO-12) e do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), além de profissionais de vários estados do país, que se debruçaram sobre a missão de construir Projetos Pedagógicos (PP) alinhados com as políticas nacionais para a formação de profissionais da área, em consonância com propostas pedagógicas atuais e diferenciadas.

“Celebramos nossos primeiros 10 anos de trabalho dedicado e exitoso de um grupo de docentes, técnicos e discentes que se empenham com profissionalismo e amor à formação de novos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. Ao longo desse tempo, nos estruturamos e reestruturamos com o apoio inicial do ICS e amplo apoio da Gestão Superior, desde a compra dos primeiros equipamentos, até a reestruturação de laboratórios por meio de projetos PROINT e LabInfra", relembra a professora Natáli Valim Torres, primeira diretora da FFTO.

Avanços - Ao longo de sua história, a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA tem conquistado significativos avanços na qualidade do ensino prestado à comunidade acadêmica. As atividades da Faculdade têm sido baseadas na constante integração dos estudantes no tripé ensino-pesquisa-extensão, seja por meio do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, seja pela constante qualificação do corpo docente, hoje composto, em sua maioria, por doutores e doutorandos.,

“A ampliação da qualificação do quadro de pessoal tem repercutido na busca por uma formação profissional ainda mais qualificada nos cursos e, paulatinamente, tem possibilitado melhorias nos diferentes âmbitos do curso, considerando os diversos cenários de aprendizagem. Sendo assim, temos concentrado esforços na elaboração e melhoria de documentos técnicos norteadores da formação, como os manuais de tutoria, de estágios, fichas de avaliação de desempenho, entre outros. Esses documentos são indicadores importantes na avaliação dos cursos de graduação desenvolvida pelo Ministério da Educação”, pontuam a atual diretora da FFTO, professora Marília Magno e o atual vice-diretor, professor Otávio Folha. Na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), o  Curso de Fisioterapia recebeu nota 5, destacando-se como um dos principais cursos da universidade e da região norte do país.

Além das avaliações positivas dos cursos de graduação, também foi conquistada, em 2019, a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), por meio da colaboração entre integrantes da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e das Faculdades de Educação Física dos campi de Castanhal e Belém.

Desafios de um ano incomum - Apesar do cenário de pandemia e das restrições impostas pelas autoridades sanitárias, a Faculdade conseguiu manter a oferta de estágio curricular tanto para os alunos do curso de Terapia Ocupacional (26), quanto para os alunos do curso de Fisioterapia (26). Com isto, os alunos de Fisioterapia também puderam ser atendidos pela  portaria ministerial que normatizou a antecipação da conclusão do curso devido ao cenário de pandemia. Esta condução só foi possível com o acolhimento integral dos estudantes nas turmas de estágio supervisionado nos hospitais universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza (HUBFS).

Para 2021, o objetivo dos dirigentes é qualificar ainda mais a produção docente em relação às atividades de ensino, pesquisa e extensão, e aumentar a integração dessas atividades, que já são marcantes na FFTO. Como parte desse processo, será favorecido o envolvimento de docentes e técnicos em programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, com destaque para o PPGCMH.

“Caminhos fáceis não são as escolhas deste grupo, acredito que, por este motivo, em tão pouco tempo, temos tantas conquistas para serem comemoradas. Nesses 10 anos, temos muito a celebrar! Viva a FFTO! Viva a UFPA! Viva a universidade pública brasileira!”, concluem Marília Magno e Otávio Folha.

Para saber mais sobre a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA, acesse aqui.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação FFTO

Publicado no Portal da UFPA em 30/12/2020.