Página inicial > Últimas Notícias > Conheça o Manual Didático de Tutorias da FFTO

Conheça o Manual Didático de Tutorias da FFTO

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2019, 08h45

Links relacionados:

A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) disponibiliza neste site o Manual Didático de Tutorias, um guia orientador sucinto às atividades acadêmicas de tutoria desenvolvidas na FFTO, fundamentadas no Método da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL).

O Manual foi organizado pelos professores doutor João Bento Torres Neto, doutora Keila de Nazaré Madureira Batista, mestre Laiana Soeiro Ferreira e doutora Natáli Valim Oliver Bento Torres.

Grupos de Tutorias – Na tutoria, o discente vivencia elementos para que aprenda e apreenda os fundamentos teóricos do seu saber profissional. As atividades de tutoria acontecem em pequenos grupos (8 a 12 alunos) e as avaliações ocorrem de modo continuado, quantitativo e qualitativo. A devolutiva sobre comportamentos e desempenhos dos discentes deve ser realizada sempre ao fechamento de cada tutoria.

Objetivos das Tutorias – Solucionar problemas; Fomentar a aprendizagem significativa; Articular conhecimentos prévios individuais com de outros estudantes do grupo; Desenvolver autonomia intelectual do estudante; Trabalhar em equipe; Desenvolvimento raciocínio crítico e habilidades de comunicação; Promover a educação continuada e permanente; e Desenvolver a interdisciplinaridade.

A tutoria é composta por tutor, estudante-coordenador, estudante-secretário, coordenador, relator e demais estudantes. No Manual, estão especificadas as habilidades e funções dos membros das tutorias.

Etapas do Grupo Tutorial – A tutoria, obrigatoriamente, deve ser desenvolvida em sete passos: 1. Esclarecer os termos desconhecidos; 2. Listar os problemas; 3. Discutir os problemas e gerar hipóteses; 4. Resumir; 5. Formular os objetivos de aprendizado; 6. Ralizar busca individual das informações; 7. Fechamento: integração das informações. Para acessar mais informações sobre as atividades acadêmicas de tutorias da FFTO, consulte o Manual Didático de Tutorias ou também em "Normas e Resoluções" neste site.

Texto: Ananda Louzeiro – Assessoria de Comunicação do ICS/UFPA