Página inicial > Últimas Notícias > Projeto promove reabilitação física e psicossocial de alunos

Projeto promove reabilitação física e psicossocial de alunos

• Publicado: Sábado, 23 de Dezembro de 2017, 19h07

Com o objetivo de auxiliar o tratamento de alunos com deficiência física ou transtorno mental, a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) promove o Projeto “Fisioterapia e Terapia Ocupacional na atenção à saúde do discente”. A iniciativa utiliza-se de práticas (éticas e metodológicas) e ações para promover a recuperação dos discentes.

O projeto possui duas visões que direcionam as ações desenvolvidas. A primeira está voltada aos discentes que promovem a operacionalização e a execução do programa, os chamados discentes-executores. A segunda visão está relacionada aos discentes atendidos pelo projeto, denominados discentes-assistidos.

Segundo a professora Laiana Ferreira, uma das coordenadoras da iniciativa, o programa é uma forma de melhorar a qualidade de vida do discente universitário. “O projeto mostra a sua importância quando considera a grande demanda existente na Universidade, em relação às duas vertentes oferecidas (reabilitação física e reabilitação psicossocial), além de proporcionar a melhora na saúde do discente com deficiência física, mobilidade reduzida ou transtorno mental”, declara.

Inscrições - Podem participar do projeto todos os discentes de graduação da UFPA. É exigido, apenas, que os alunos atendam ao perfil do programa, ou seja, alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida; discentes com transtorno mental, como por Depressão, Transtorno Bipolar Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Ansiedade.

A participação no projeto pode ser por demanda espontânea ou por encaminhamentos feitos por serviços de saúde e educação. O estudante precisa entrar em contato com a FFTO e agendar o atendimento no local do projeto, sendo necessário apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de matrícula atualizado.

O projeto - O Projeto “Fisioterapia e Terapia Ocupacional na atenção à saúde do discente” foi elaborado pelas professoras Adrine Carvalho, Keila Madureira e Laiana Ferreira, três docentes da FFTO que perceberam estudantes com deficiência física e transtornos mentais na Instituição, que não recebiam uma atenção especializada. Hoje, o projeto acolhe as demandas desses alunos por meio de ações em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Agenda - O projeto está realizando a captação de discentes que atendam ao perfil do programa. O passo seguinte é oferecer atendimento individual e coletivo de reabilitação física e psicossocial. O projeto pretende realizar um trabalho contínuo de ações/intervenções em conjunto com o acolhimento de novos participantes.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA