Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da Faculdade de Fisioterapia atende alunos com reabilitação física, psicomotora e de saúde mental

• Publicado: Sexta, 05 de Outubro de 2018, 11h45
imagem sem descrição.

Com o objetivo de atender ao público discente da UFPA, a Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) oferta, desde 2017, atendimento gratuito de reabilitação física e psicomotora e de saúde mental por meio do Projeto “Fisioterapia e Terapia Ocupacional na atenção à saúde do discente da UFPA”. A assistência ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h, na Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, localizada próximo ao Hospital Bettina.

O projeto, segundo Keila Madureira, diretora da FFTO, possui a finalidade de oferecer ao aluno executor a possibilidade de colocar em prática os ensinamentos de sala de aula e também receber uma bolsa, que ajuda a mantê-lo dentro da Universidade, além de oferecer serviços como reabilitação psicomotora, estimulação cognitiva e saúde mental (depressão, ansiedade e stresse), incluindo tratamento com a auriculoterapia, técnica de usar pontos na pele do ouvido externo para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Também são oferecidas três modalidades de atendimento grupal (grupos de práticas corporais, grupo da coluna e grupo de atendimento a discentes).

Supervisionado pela terapeuta ocupacional Thais Cabral e pela fisioterapeuta Raissa Pimentel, o projeto de atenção à saúde do discente atende a várias demandas da UFPA, como alunas grávidas que precisam de atendimento fisioterapêutico, inclusive para preparação do parto, e alunos com algum tipo de deficiência, como cadeirantes. O programa conta, ainda, com o “Grupo de práticas corporais” (GPC), que trabalha para minimizar o estresse, a depressão e a ansiedade entre os estudantes da Universidade. As suas reuniões ocorrem às sextas-feiras, das 13h às 18h, na FFTO.

Segundo Ana Aline Nogueira da Silva, estudante de Terapia Ocupacional, a depressão, o estresse e a ansiedade têm sido patologias que têm ganhado destaque nos últimos tempos. “O estudo pode ser um dos fatores desencadeadores das patologias, pois a sobrecarga de atividades pode ocasionar efeitos prejudiciais à própria saúde, e o grupo é uma estratégia para promover atividades de relaxamento, de consciência corporal, autoconhecimento e fomento a práticas reflexivas acerca do autocuidado”, explicou Ana Nogueira.

Histórico - O projeto de atenção ao discente universitário surgiu a partir do levantamento do quantitativo de discentes com mobilidade reduzida dentro da Universidade, assim como da quantidade expressiva de discentes e familiares atendidos pelo Serviço de Apoio Psicossocial (SAPS). O foco estava em ofertar serviços complementares de atendimento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, promovendo maior funcionalidade, autonomia e independência aos discentes assistidos.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pela faculdade, é necessário que o discente possua um cadastro na Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst). No dia e no horário marcado, o aluno deverá comparecer à faculdade com cópia do comprovante de vínculo, matrícula ou de histórico acadêmico e documento de identificação com foto. Os atendimentos podem ser feitos individualmente ou em grupo, às sexta-sfeiras, das 15h às 16h e devem ser agendados pela manhã, no horário das 08h às 12h e pela parte da tarde, das 13h às 17h.

Serviço:
Projeto Fisioterapia e Terapia Ocupacional de atenção à saúde do discente da UFPA
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h, e das 13h às 17h
Local: Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), próximo ao Hospital Bettina.
Contatos para agendamento: segunda, quarta e sexta, das 14h às 18h. (91) 3201-8892

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA

Matéria publicada em 04.10.2018 no Portal da UFPA.