Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano divulga Edital de Seleção 01/2020

• Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 08h40

PPGCMH

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) abre inscrições, por meio do edital 01/2020, para o exame de seleção regular para ingresso no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFPA é um programa inserido na área 21 da CAPES (Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional). O curso destina-se prioritariamente à formação de recursos humanos para atuação nas áreas de Educação Física e Fisioterapia, de modo que a produção intelectual do aluno no curso deverá ter estreita relação com a área de concentração.

O PPGCMH possui uma área de concentração intitulada Biodinâmica do Movimento Humano e, duas linhas de pesquisa: 1. Avaliação e Reabilitação Funcional; 2. Esporte, Atividade Física e Saúde. A área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano "compreende a produção do conhecimento sobre os fenômenos relacionados ao movimento humano para entender seus desfechos em termos de desempenho no contexto do esporte, da atividade física e saúde e da reabilitação do movimento e, através do mesmo".

A linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Funcional visa "desenvolver pesquisas acerca dos processos de avaliação e intervenção a partir de métodos e técnicas para a reabilitação funcional do movimento humano – e também através deste, observando diferentes níveis de atenção à saúde". Por outro lado, a linha de pesquisa Esporte, Atividade Física e Saúde visa "investigar os efeitos agudos e/ou crônicos da atividade física, do exercício físico e do esporte com desfechos relacionados à saúde ou ao desempenho em diferentes populações".

O PPGCMH possui corpo docente com 15 professores doutores. Em função do número de orientadores disponíveis no PPGCMH, serão ofertadas 27 (vinte e três) vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa: 14 vagas para a linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Funcional e 13 vagas para a linha de pesquisa Esporte, Atividade Física e Saúde. Todas as 25 (vinte e três) vagas são vinculadas ao professor orientador.

As inscrições serão realizadas via sistema SIGAA, neste LINK.

Foi realizada uma correção no edital pois haviam dois erros. Um na descrição do número de vagas e outro na tabela de pontuação dos artigos. A versão corrigida do edital está disponível neste LINK.

Para mais informações, visite o site do PPGCMH.